O poder da tomada de decisão no processo de emagrecimento

15-06-2020

Já fizeste dietas e mais dietas a tentar emagrecer, e desististe de todas elas? Ou ainda, ouviste que não tinhas a tal "força de vontade" suficiente para continuares? Ou pior, não acreditas ser capaz de mudar a tua vida?

Então, não estás sozinha! Mas quero que saibas que isso tudo é normal e que o processo de emagrecimento não é tão simples e rápido com querem que acredites. Para que corra tudo pelo melhor, é importante que mudes toda a tua relação e comportamento com a comida, e com o acto de alimentares-te.

Por que decidir emagrecer é importante?

Então, como ter sucesso em adquirir um estilo de vida mais saudável? A resposta é que antes de começares efetivamente o teu processo de emagrecimento, é preciso tomares uma decisão.

Essa decisão de emagrecer irá ajudar-te a perceber melhor sobre a mudança de hábitos que deve ser feita. Não só hábitos de como se alimentar e do quê comer, mas, principalmente, de como ver o processo de alimentação.

Vale lembrar ainda que, no emagrecimento, é comum lidarmos com comportamentos de auto sabotagem, todo o tempo. Por exemplo, usar a comida como forma de recompensa ou punição e descontar sentimentos na alimentação, a tal fome emocional. Por isso, é preciso um mindset muito bem estruturado para que possas ultrapassar essas barreiras de forma saudável e sustentável.

Quando sei que realmente tomei a decisão de emagrecer?

Sabes que realmente tomou a decisão quando começas a identificar e a questionar activamente os teus comportamentos de auto sabotagem. Além disso, também ficas mais propicia a quereres mudar definitivamente esses costumes.

E, ainda, coisas que costumavam influenciar-te, como comentários negativos de familiares, situações stressantes que te instigavam a comer asneiras, e amigos a incentivarem-te a sair da dieta, não irão mais atingir-te. Garanto-te!

É importante dizer-te, que é essa etapa que separa as pessoas que querem emagrecer, das pessoas que de facto conseguem. É questionares os padrões de vida que te levaram para aquele quadro de obesidade ou sobrepeso que estão deixando-te insatisfeita com a imagem que vês reflectida no espelho ou registada nas fotografias.

Como manter a motivação após a decisão de emagrecer?

Depois da tomada de decisão, precisas manter-te motivada a emagrecer.

Sendo assim, existem diversas formas de manteres a motivação, e vou citar algumas delas:

Imagina a tua melhor versão

Como gostarias de estar após o emagrecimento? Visualiza-te na tua melhor versão, contanto que seja com base na tua opinião, e não na opinião dos outros. Isso é muito importante, pois sempre deves atingir somente as tuas expectativas, principalmente com relação ao emagrecimento estético!

Tenha expectativas realistas

Faça o seguinte exercício: como te sentirias a eliminar 24 kg daqui a 12 meses? Satisfeita? Confortável? Realizada? Pois, bem... saibas que para atingir essa meta precisas eliminar apenas 2 kg ao mês, e isso é uma meta realista.

Quando se trata da perda de peso, não adianta pensares no amanhã, e sim traçares uma estratégia que te levará a um resultado final satisfatório.

Cria metas pequenas

A realização de pequenas metas dá-nos uma sensação de que estamos a progredir no nosso objectivo. Então, aqui estão algumas sugestões de metas que podem ser traçadas para o teu processo de emagrecimento:

  • Comer 1 fruta e 1 vegetal todos os dias;
  • Fazer actividade física diariamente, por 30 minutos;
  • Reservar 30 minutos diários para o autocuidado.

Tentes sempre começar pequeno e ir gradualmente aumentando o nível de dificuldade dos desafios que irás traçar.

Cria um plano de acção detalhado

O planeamento é 80% da realização, e com o processo de emagrecimento, isso não é diferente. É preciso que a tua mudança de estilo de vida seja levada a sério, e para isso faças um plano para seguir.

Esse plano deve conter os horários que deves dedicar aos exercícios e horários que deves dedicar a preparação dos alimentos do seu plano alimentar. Faça da tua saúde a tua prioridade máxima, feito isso, os comportamentos saudáveis farão parte da tua vida de forma mais natural.

Obtenha um suporte

Todos nós precisamos de ajuda, principalmente quando passamos por desafios e dificuldades. E como bem sabemos, emagrecer é difícil, por isso precisamos de uma pessoa, ou ainda uma equipa, que possa guiar-nos durante esse processo.

Sendo assim, não perca tempo e agenda uma sessão de acolhimento com uma profissional disposta a ajudar-te. Com o meu Programa T.E.A.R. de Emagrecimento Sustentável, tenho o objectivo de ajudar-te a encontrar a tua melhor forma, com saúde e disposição. E tudo isso, sem abrires mão dos prazeres da vida!

Alinhas?

------

Obrigada por teres chegado até aqui. O teu comentário é muito importante para que eu possa melhorar os conteúdos apresentados.

A divulgação das publicações ajuda o blog a crescer. Se julgares que este conteúdo será útil a alguém, partilhe. Vamos formar uma corrente do bem.

---

Já conheces o "projeto 1 em 3"? Todas as quartas-feiras responderei a uma questão sobre emagrecimento em três minutos. Os vídeos estarão disponíveis no perfil do Instagram (@eneacoachdaisyvasconcelos) e na página do Facebook (@coachdaisyvasconcelos), muito em breve num canal do YouTube.

Últimos artigos do blogue

Sê o/a primeiro/a a ler o que há de novo!
 

Comments System WIDGET PACK