O Poder da automotivação no processo de emagrecimento

17-08-2020

A automotivação é um processo que é construído etapa a etapa na nossa mente.  

Muitas pessoas acreditam que a motivação é uma qualidade «mágica» que algumas pessoas (privilegiadas) têm e outras não. Contudo, não é assim que funciona. A motivação e automotivação não são dons divinos, dados a poucos eleitos. É um processo que é construído etapa a etapa na nossa mente. O primeiro passo é justamente reconheceres isso!

Existem técnicas simples, acessíveis a qualquer pessoa. Ou seja, podes aprender a encontrar a motivação para eliminares peso, entrares em forma e ficar saudável. Ao compreenderes como funciona a motivação, podes reunir todas as peças que precisas para alcançares o sucesso no teu emagrecimento sustentável .

O melhor tipo de motivação é a automotivação. Será?!

Para demonstrar este ponto, vou considerar dois cenários muito comuns:

  1. Precisas emagrecer. Não estás animada ou apaixonada pela ideia, mas sabes que precisas fazer isso. Esse sentimento de obrigação a motiva a trabalhar duro para que consigas emagrecer;
  2. Queres emagrecer. Estás interessada no resultado final - muito provavelmente esta decisão partiu de dento de ti e não por imposição estática ou de estado de saúde - e estás feliz em dedicares tempo e esforço para atingires o eu objetivo.

Em qual cenário és mais eficaz? Em qual cenário és mais eficiente? E em qual cenário te sentes mais realizada?

Aposto que a tua resposta a cada uma dessas perguntas é o cenário 2. Estou em erro?

Provavelmente não será uma surpresa que fazer algo por ti própria e para os teus próprios propósitos seja mais gratificante, agradável e bem-sucedido do que fazer algo para atender aos padrões externos ou para agradar aos outros.

O sentimento descrito no cenário 2 é o de estares automotivada. Já o cenário 1 está voltado para a autodisciplina, tema do próximo artigo.

Mas, afinal, qual é o significado de automotivação?

Acima, explorei um exemplo básico de automotivação, mas agora apresento uma definição sucinta do conceito:

"A automotivação é, na sua forma mais simples, a força que o leva a fazer as coisas" (Skills You Need, sd).

Ou seja, é o impulso que tens para trabalhares na concretização dos teus objetivos, para te esforçares no teu autodesenvolvimento e alcançares a tua realização pessoal.

Julgo importante destacar que a automotivação geralmente é impulsionada pela motivação intrínseca, um tipo de motivação que vem do desejo sincero de alcançar e desejar as recompensas inerentes a ela associadas.

A automotivação também pode ser impulsionada pela motivação extrínseca (o impulso para alcançar que vem do desejo de recompensas externas - como dinheiro, poder, status ou reconhecimento, embora esteja claro que a motivação intrínseca é geralmente um impulso mais eficaz e gratificante.

A automotivação do processo de emagrecimento

Uma pessoa que só vai ao ginásio/academia quando as amigas a arrastam para lá ou, porque o médico insiste que ela precisa exercitar-se para ficar saudável não é automotivada. Por outro lado, se a pessoa gosta da maneira como os exercícios a fazem sentir-se e organiza a sua agenda de maneira a fazer exercícios diariamente, quer alguém a incentive ou não, é automotivada.

Percebes que a automotivação tem tudo a ver de onde vem o teu impulso? Se a tua motivação vem de dentro de ti e empurra-te para realizações pelos teus próprios motivos pessoais, pode ser considerada automotivação.

Contudo, se estás motivada apenas para atingires os padrões estabelecidos por outra pessoa e não para a tua própria satisfação interna, provavelmente não estás automotivada e não manterás o que quer que seja por muito tempo.

Como perceberes se estás automotivada

O psicólogo Scott Geller, especialista em comportamento humano, explica que existem três perguntas que podes usar para perceberes se estás automotivada:

  1. Consegues fazê-lo?
  2. Será que vai dar certo?
  3. Vale a pena?

Se respondeste "sim" a cada pergunta, provavelmente estás automotivada.

Como manteres a automotivação

1. Em primeiro lugar, é muito importante que saibas quais são os teus motivos para entrares em ação? Portanto, para e responda (preferencialmente por escrito) às seguintes perguntas:

  • Porque eu quero emagrecer?
  • Para que eu quero emagrecer?
  • O que eu vou ganhar quando atingir o corpo que desejo?

2. Na sequência, estabeleça metas de curto prazo. Por exemplo: beber mais água ao longo do dia, substituir os doces por frutas, eliminar X quilos em 1 mês, entre outros.

3. Mantenha um diário do teu processo. Aponta todas as tuas conquistas e vibra com elas. Ao fazeres isso, a tua mente vai perceber que estás no caminho certo e não utilizará os sabotadores para afastar-te de uma suposta dor.

4. Partilha os teus desejos, as tuas acções e as tuas conquistas com pessoas que estejam em ressonância com o teu objectivo. Ao fazeres isso, receberás incentivos externos sinceros, que também são importantes para manter-te motivada.


-------

Nesse artigo, tratei de um dos 4 pilares do emagrecimento sustentável, a automotivação. Apresentei-te a importância da automotivação, os tipos existentes e um passo a passo tanto para avaliares, quanto para te manteres automotivada.

Neste último aspeto, o apoio profissional é de grande importância, pois além de ajudar-te a perceber as tuas motivações intrínsecas, ajuda-te a manteres a automotivação sempre em alta. Para isso, Actuamente tenho três programas em andamento: um individual e dois em grupo. Para teres ais e completas informações, podes agendar uma sessão estratégica gratuita. Até o final de agosto tenho 3 vagas disponíveis e uma pode ser a tua. Eu só tenho uma exigência; só trabalho com pessoas realmente comprometidas com o seu processo de transformação. Se esse é o teu caso, podes agendar a tua sessão aqui 👇🏼

»»»»agenda a tua sessão gratuita««««

----

Muito obrigada por teres chegado até aqui. As informações deste artigo te foram úteis? Se julgares que este conteúdo será útil a mais alguém, partilha. Vamos formar uma corrente do bem.

Logo abaixo tem um espaço para os comentários ✍️. Todos são muito bem-vindos e importantes para que eu possa melhorar os conteúdos apresentados. Espero poder ler o teu 😉.

Comments System WIDGET PACK