8 hábitos saudáveis para o corpo e a mente

13-04-2020

Atualizado em 27/07/2020

Este artigo tem uma finalidade muito específica: reunir informações importantes que façam a diferença não somente para este momento atual, mas, sobretudo, para ajudar-te no teu processo de emagrecimento. É bom ter em mente que o isolamento social não deve incluir o distanciamento do teu próprio corpo, afinal, ele é o único que tens! Sê amiga dele, pois é a morada da tua alma e do teu intelecto.

Cabe referir que hoje o meu artigo tem um sabor especial, foi escrito em parceria com o meu irmão, Gilvan Vasconcelos. Além deste, teremos mais alguns artigos escritos em parceria, aguardem! Ele sempre foi o meu melhor parceiro e, por anos, buscou trazer-me para uma vida mais saudável. Demorou um bocadinho, mas conseguiu!

Agora, nessa nova fase da minha vida, ele continua do meu lado, a incentivar-me e também a orientar-me na área do bem-estar físico. Isso porque, além de ser atleta desde a infância, ele é licenciado em Educação Física, em Fisioterapia e é doutorado em Ergonomia e Biomecânica. Consegues imaginar o que dever ter sido para ele ter uma irmã sedentária e obesa?! Nem queiras saber...

Voltando ao ponto de partida... E porquê preocupo-me com isso com o teu bem-estar? Acho que já deves saber que estar acima do peso é uma situação que envolve muito mais elementos do que simplesmente a alimentação. É claro que engordamos porque comemos, mas o que faz com que não tenhamos controlo sobre isso?! Pois, então...

Os nossos comportamentos são os responsáveis pelo nosso peso.

Vale lembrar que os nossos comportamentos são regidos pelas nossas convicções, mas isso é assunto para uma outra publicação. Hoje, a preocupação é mesmo com os teus hábitos e comportamentos actuais.

Uma curiosidade. Sabias que, de acordo com os estudiosos, biologicamente, o corpo humano foi "projetado" para uma vida útil de, aproximadamente, 110 a 120 anos? Contudo, a sua durabilidade vai depender imenso dos cuidados do usuário. Já há muitas gerações as pessoas não cuidam da maneira correcta.

O corpo humano, assim como as máquinas criadas pelo homem, precisa de alguns cuidados básicos, nomeadamente:

  • estar em movimento na medida certa (exercícios regulares e moderados);
  • repouso (pausas, sono, entre outros.);
  • combustível e óleo de qualidade (alimentação saudável, a base de grãos, frutas, legumes e água, muita água);
  • manutenção constante (adopção de hábitos saudáveis); e
  • revisões preventivas (realizar check-up médico).

Lembra-te, não estás de férias e mesmo que estivesses, não ficarias tanto tempo sentada ou sem te movimentares. Então, mantenhas uma rotina diária como se estivesses a trabalhar. Não deves passar o dia de pijamas, coloca uma bela roupa, arrana os cabelos, passa um batom, coloca um perfume e sinta-te linda!

Deves estar a perguntar-se, mas o quê fazer em casa diariamente (hábitos) para não engordar, ou para não ter problemas articulares ou de coluna, ou para manter a mente saudável? É simples, se não tens sintomas ou diagnóstico de qualquer doença aguda, basta seguir as orientações abaixo para te manteres activa e saudável, enquanto esperar que a vida volte ao seu curso habitual.

8 hábitos saudáveis:

  1. Realiza 30 minutos de exercício físico de intensidade moderada, diariamente ou pelo menos 4 vezes por semana.
  2. Procura não ficar mais de 40 minutos sentada, faças intervalos de 10 minutos para caminhar pela casa e fazer alongamentos.
  3. Busca movimentar-se ou praticar algum exercício enquanto assistes à televisão e/ou caminha pela casa durante os intervalos comerciais do teu programa favorito.
  4. Mantenha a tua mente activa. Pratica jogos com estímulos cognitivos como palavras-cruzadas, puzzles, sudoku, entre outros.
  5. Beba bastante líquidos (preferencialmente água e chás sem açúcar) e tenha uma alimentação saudável a base de grãos, frutas e vegetais.
  6. Mantenha uma rotina para os horários de dormir e acordar. Procura não dormir tarde e tenha aproximadamente 8 horas de sono diário;
  7. Quando estiveres a falar ao telefone, procura caminhar pela casa.
  8. Quando estiveres a trabalhar no computador ou tablet, ou mesmo em actividade de lazer, movimenta-te e mudes de postura com frequência. A postura estática pode prejudicar a saúde da tua coluna.

Por fim, uma última dica: ficar em casa, não significa adoptar uma postura sedentária. Portanto, passar horas em frente ao computador, ou ao telemóvel, ou a TV, ou mesmo a ler um livro pode ser prejudicial a tua saúde, caso permaneças inerte durante essas actividades. A conhecida frase em latim "mens sana in corpore sano" sempre será válida. E agora, mais do que nunca, é importante fazer-te valer dessa sabedoria centenária: cuidar do corpo e da mente, em simultâneo.

Em suma, mesmo com todas as alterações causadas pela pandemia, não deves deixar de cuidar de ti. Ao contrário, deves cuidar ainda com mais zelo e carinho. 

Hoje apresentei alguns hábitos que manterão o teu corpo saudável e em movimento. É fundamental que procures fazer exercícios físicos, movimentar-te ao máximo, dormir, pelo menos 8 horas diárias, exercitar a mente com actividades cognitivas, manter-te hidratada e com uma alimentação saudável. Também é importante não te sentires só nessa jornada, podes sempre contar comigo.

-----

Obrigada por teres chegado até aqui. O teu comentário é muito importante para que eu possa melhorar os conteúdos apresentados. Espero poder ler o teu. 😉.

A divulgação das publicações ajuda o blog a crescer. Caso julgues que este conteúdo é útil, não hesite em partilhar.

------

Nesse mês de abril/20 iniciei o meu projecto "Conversas com quem deseja emagrecer". Um grupo de apoio online, no qual são abordados e discutidos em grupo temas referentes ao comportamento da nossa mente frente ao processo de emagrecimento. Além disso, serão fornecidas ferramentas que ajudar-te-ão a driblar a fome emocional. O próximo grupo terá início em fevereiro/21. Faça já a tua inscrição, pois as vagas são limitadas. Para reservas basta clicares aqui.

Até breve!

Comments System WIDGET PACK