A autoconsciência emocional

27-07-2020

Como a autoconsciência emocional auxilia no processo de emagrecimento.

Na semana passada eu falei sobre os 4 pilares do emagrecimento e da importância de termos todos alinhados. Hoje, tratarei mais especificamente sobre a autoconsciência emocional. Mas, o que tem a ver consciência, emoção e peso corporal?

Bem... tem, mesmo, muita relação entre essas três coisas. Vou começar por uma revelação: a obesidade (ou o sobrepeso) não é o teu problema. Chocada?! Sim, é verdade, não é o teu problema e sim o resultado dos teus problemas!

Parece que estou confusa, mas não estou. Vou explicar melhor.

Como já tenho dito em outros artigos, o processo de emagrecimento não é só uma questão de força de vontade. Eu diria, inclusive, que a força de vontade não tem relação com isto. O ganho de peso tem muito a ver com as tuas questões emocionais. Como ninguém te disse isso antes, ficas a buscar o suplemento fantástico, o shake milagroso ou a dieta da moda, que dura um mês, ou menos...

O que faz com que não tenhas controlo frente a comida é exatamente o não perceber e não saber lidar com as próprias emoções. Daí a necessidade de comê-las em forma de chocolates, pizzas, bolos, gelados, entre outros. Percebes como a consciência e a emoção tem muita relação com o ganho de peso?

É exactamente aí que entra um dos pilares do emagrecimento sustentável, a autoconsciência emocional, que é a capacidade de entender as tuas próprias emoções e os seus efeitos na tua vida e nas tuas decisões (ou na ausência delas).

Ela é a base e o primeiro passo de uma habilidade mais ampla, que é a inteligência emocional. Envolve estares atenta a diferentes aspectos do teu "eu", incluindo o temperamento, as crenças, as ideias, os comportamentos, os valores e os sentimentos. E, é justamente por isso que trabalhos todos esses aspectos nos meus Programas e Projetos.

Observa que, uma pessoa que tem a autoconsciência emocional bem desenvolvida tem conhecimento sobre o que sente e de que forma essas emoções afetam positiva ou negativamente o seu desempenho em qualquer contexto. Assim, aprender a olhar para as tuas características é uma estratégia eficiente na construção de um caminho de sucesso e bem-estar. Saberes responder com propriedade a famosa pergunta "quais são os teus pontos fortes e fracos?" pode levar-te muito além do que podes acreditar no momento.

Com a tua autoconsciência emocional desenvolvida, sabes o que estás a sentir e o porquê - e como isso ajuda ou prejudica o que você está a fazer. No caso do emagrecimento é essencial, pois é a chave para o controlo da fome emocional, uma das vilãs do nosso processo.

Um outro aspecto da autoconsciência emocional é que consegues perceber como os outros veem-te e, assim, alinhas a tua autoimagem com uma realidade maior. Passas a ter uma real ideia sobre os teus pontos fortes e as tuas limitações, o que te dá uma autoconfiança realista

Ter a autoconfiança em alta é um fator essencial para que consigas seguir em frente no que quer que almejes, inclusive o corpo magro e saudável.

Pessoas com essa competência são capazes de identificar diferenças subtis nas suas emoções e saber como elas afectam o seu comportamento, decisões e desempenho. Contudo, a autoconsciência emocional não é algo que alcança uma vez e já está resolvido. Em vez disso, deves usar todos os momentos para teres a consciência das tuas emoções e como isto a pode afectar, ou não. É um esforço contínuo, uma escolha consciente de ser auto consciente. A boa notícia é que, quanto mais praticas, mais fácil se torna. Uma maneira de tornar-te mais consciente de si mesmo é verificar regularmente a tua experiência sensorial e mudares o teu comportamento de acordo.

Se você não sabe o que está acontecendo dentro de você, não pode influenciar ou mudar isso. Mas, praticando consistentemente as habilidades de autoconsciência emocional, obterás grandes insights sobre o teu próprio mundo e poderá modificá-lo para o teu benefício. E, claro que isto inclui a gestão do teu corpo! 😉

Como visto ao longo deste texto, a autoconsciência emocional é uma habilidade a ser desenvolvida e sempre trabalhada. Ou seja, quanto mais te dedicas a ela, melhor ficarás. Além disso, ao conheceres melhor as tuas emoções, vais ter o autocontrolo desejado para realizares o que quer que seja.

Portanto, ao fim deste artigo convido-te a um exercício simples, mas que vai ajudar-te a reconhecer o teu EU emocional. Como é óbvio, este é um exercício inicial, se queres ir mais a fundo, podes sempre contar comigo. Para o mês de agosto eu tenho três vagas para a realização de uma sessão estratégica gratuita, na qual poderás conhecer o teu perfil de personalidade e como este conhecimento poderá auxiliar no teu processo de emagrecimento saudável e sustentável.



✍🏻Que tal exercitar a tua autoconsciência?

Procura um local confortável e tranquilo. Pega papel e caneta e responda às perguntas a seguir (É importante que escrevas). Reflita antes de responder e usa toda a tua sinceridade, sê honesta contigo:

Perguntas de autoconsciência sobre a personalidade:

  1. Descreva-te em três palavras.
  2. Pergunte a si mesma se a tua personalidade mudou desde a infância.
  3. A tua personalidade é como a dos teus pais?
  4. Que qualidades mais admiras em ti mesma?
  5. Qual é a tua maior fraqueza?
  6. Qual é a tua maior força?
  7. Que coisas te assustam?
  8. Toma decisões lógica ou intuitivamente?
  9. Como completarias a pergunta: "E se?"
  10. Confias na tua capacidade de entrares em acção?

------

Já estão abertas as inscrições para a 2ª edição do grupo "Conversas com quem deseja emagrecer". Um grupo de apoio online, no qual são abordados e discutidos em grupo temas referentes ao comportamento da nossa mente frente ao processo de emagrecimento, a nutrição funcional e o autocuidado. Além disso, serão fornecidas ferramentas que ajudar-te-ão a driblar a fome emocional. O próximo grupo terá início no dia 10 de agosto. Faça já a tua inscrição, pois as vagas são limitadas. Para reservas basta clicares aqui.


----

Muito obrigada por teres chegado até aqui. As informações deste artigo te foram úteis? Se julgares que este conteúdo será útil a mais alguém, partilha. Vamos formar uma corrente do bem.

Logo abaixo tem um espaço para os comentários ✍️. Todos são muito bem-vindos e importantes para que eu possa melhorar os conteúdos apresentados. Espero poder ler o teu 😉.

Comments System WIDGET PACK